logotipo
Das nozes do Rio Magdalena extraímos o MagNUT SE ® Flour, um produto com uma concentração média de 1.000 ppm de Selênio Natural na forma de selenometionina e selenocisteína, aminoácidos essenciais, ácidos graxos insaturados, magnésio, cálcio, zinco e ferro, entre outros componentes.

O selênio é essencial para a nutrição humana e animal. Ocorre no corpo em aproximadamente 35 proteínas, geralmente na forma de selenometionina.

As nozes do Rio Magdalena, também chamadas de “Paradise Nuts” são uma fonte natural de selênio, oriundas da árvore Lecythis minor que cresce em solos seleníferos e por isso acumula este oligoelemento nas sementes.

Incorporando o selênio, essas plantas sintetizam os aminoácidos selenocisteína e selenometionina. As formas orgânicas de selênio são sempre preferíveis às formas inorgânicas, seja pela sua melhor absorção e biodisponibilidade, seja pela maior estabilidade da molécula.

A selenocisteína tem muitas vantagens como uma forma de selênio nutricional natural. Sua molécula grande protege o selênio e diminui a probabilidade de reações secundárias indesejadas, como a oxidação. Como um aminoácido não proteico, o composto é facilmente integrado nas vias fisiológicas do metabolismo do selênio sem incorporação prévia nas proteínas do corpo.

A seleniometionina é a forma predomi- nante de armazenamento de selênio. É incorporada diretamente nas proteínas do organismo por vias metabólicas semelhantes às utilizadas pela metionina. A L-seleniometionina contém selênio molecularmente integrado em vez de enxofre na molécula de metionina. É uma suplementação em selênio especialmente segura, pois não liberta selênio inorgânico no organismo, o qual pode ser tóxico. A selenometionina é convertida em selenocisteína e depois incorporada nas selenoproteínas.

POREROSO ANTIOXIDANTE
A principal propriedade nutracêutica do selênio reside na sua capacidade antioxidante, porque faz parte da enzima glutationa peroxidase – enzima de vital importância que protege as células vermelhas do sangue dos radicais livres, além de outras inúmeras enzimas e proteínas do corpo humano .
Em um nível orgânico, o selênio está envolvido na manutenção circulatória, digestiva e reprodutiva, através da desintoxicação de metais pesados e peróxidos. No nível molecular, atua como um agente antioxidante solúvel, em sinergia com vitamina E , C e glutationa

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SELÊNIO NA DIETA

O selênio protege o organismo contra o mercúrio formando com este um complexo proteico de seleneto de mercúrio (SCHRAUZER). Dessa forma, reduz também a toxicidade do cádmio (PARIZEK, 1971) e arsênio (WANG, 2001).

O selênio reduz o risco de infarto coronariano em doses bastante baixas (45mcg por pessoa por dia). KIEM (1987) afirma que nenhuma célula humana tem uma maior concentração de selênio do que as plaquetas sanguíneas e descobriu que elas mantêm selênio com mais firmeza do que os outros componentes do sangue em condições de exaustão.

O SELÊNIO REGULA A IMUNIDADE

O fato mais surpreendente é o efeito da suplementação de selênio na prevenção do câncer. CLARK (1996) relata uma redução de 50% na incidência de câncer em um estudo de prevenção, onde metade dos pacientes participantes receberam 200 mcg de selênio, enquanto a outra metade recebeu placebo, sendo que todos os pacientes tinham uma história de câncer. O efeito do selênio tornou-se visível em um estágio inicial, principalmente devido às aparentes reduções na mortalidade total do câncer e à incidência total de câncer no grupo tratado com selênio.

A influência do selênio no sistema imunológico tem muitos benefícios, entre eles está a função do selênio na “explosão respiratória”, onde certos linfócitos são direcionados contra micro-organismos invasores para destruí-los. A explosão respiratória não pode começar a menos que o peróxido de hidrogênio seja removido. A eliminação do peróxido de hidrogênio é realizada por uma importante enzima dependente de selênio, a glutationa peroxidase, a qual inicia e controla todo o processo (TRENAM, 1992; PALLHOLZ,1990).

Estimula a Tireóide:

Contribui para o bom funcionamento da tire- óide, pois faz parte das tireoperoxidases. A dose utilizada nos estudos foi de 200mcg de selênio por dia.

Altamente Antioxidante:

Protege os glóbulos vermelhos e as membranas celulares contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Em nível molecular, atua como um agente antioxidante solúvel em sinergia com vitamina E e C, fazendo parte da glutationa peroxidase.

Função Desintoxicante:

Organicamente o selênio está envolvido na manutenção circulatória, digestiva e reprodutiva, através da desintoxicação de metais pesados e peróxidos.

Prevenção contra o câncer:

Inibição da proliferação de células cancerosas. Reduz o risco de vários tipos de câncer, tais como: próstata, cólon, pulmão e bexiga (mulheres).

Gestão do nível do Colesterol:

Em pacientes com baixos níveis de selênio no sangue a suplementação com doses de até 200mcg de selênio por dia pode ajudar a manter o nível de colesterol saudável.

Saúde do cérebro:

O selênio melhora funções cognitivas, protege o sistema nervoso de várias doenças e problemas como AVC, além de prevenir contra doen- ças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Fortalece o Sistema Imunológico:

Ajuda a combater especialmente infecções virais, via glutationa peroxidase, por meio da eliminação dos peróxidos gerados durante as reações do sistema imunológico. Estes peróxidos, caso não sejam eliminados, podem danificar membranas e prejudicar funções celulares.

Saúde reprodutiva masculina:

Importante na fertilidade masculina, sendo necessário para a biossíntese da testosterona e a formação e desenvolvimento normal de espermatozóides, pois as selenoproteínas são fundamentais para a espermatogênese nos testículos.

SUGESTÕES DE USO
Nutrição esportiva: shots energéticos, estimulante imunológico, bebidas energéticas, bebida com proteínas, barra de proteínas, suplemento pós-treino.

Indústria de bebidas: sucos, achocolatados, bebidas lácteas.

Suplementos: cápsulas de selênio (Booster antioxidante), Booster para o sistema imune (pacientes com HIV), bebida láctea nutricional, gummies.

Indústria cosmética: cremes anti-idade, cremes/géis para queimaduras, cremes pós-peelings, condicionadores capilares, revitalização do couro cabeludo e muito mais.
DOSE RECOMENDADA

VIA ORAL: 50 a 200mg/dia de MagnutSE Flour correspondente a 50 a 200mcg de seleniocisteína e seleniometionina no extrato padronizado.


USO COSMÉTICO: 5 a 20%

Nossas áreas de excelência

UNITED STATES

Main:
+1 (954) 507-6002

Phone:
+1 (954) 775-0083

Email:
cs@purekemika.com

Cell/Whatsapp:
+1 (305) 879-1939

BRASIL

Endereço:
Rua Santa Catarina, 40
Cj. 601 – Porto Alegre
Rio Grande do Sul
CEP 91030-330

Fale conosco:
falecom@purekemika.com

Departamento Técnico:
dep.tecnico@purekemika.com

Fone/Whatsapp:
+55 (51) 3398-3637

United States
Brasil